1 de Novembro – Dia Mundial do Veganismo

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Veganismo. Vegan é o nome da dieta que exclui qualquer tipo de alimento que tenha procedência animal, incluindo derivados. Vegano é o nome dado as pessoas que seguem essa dieta e também o movimento veganismo. O boicote a atividades e produtos que são contra os direitos dos animais e do ambiente é uma das principais ações praticadas por quem adere ao movimento.

Aqui no Reino Caiçara temos algumas princesas que são adeptas do veganismo e muitas outras são vegetarianas. Apesar de termos princesas que consomem carne, todas nós, sem exceção, acreditamos na importância da conscientização pelo meio ambiente e bem-estar animal. Por isso, celebramos a data de hoje com um post informativo.

princesascaicarasveganas

O consumo excessivo de carne, leite, ovos e mel gera diversos impactos ambientais e na saúde, e as grandes indústrias não querem que a gente saiba. A pecuária, por exemplo, é responsável por grande parte da emissão de gases causadores do efeito estufa, além da degradação do solo, infinitos litros de água que são usados, entre outros. Se pararmos pra pensar, somos os únicos mamíferos que consomem leite na idade adulta, leite que deriva de outras espécies, inclusive. Diversos estudos comprovam que o consumo excessivo de leite é nocivo à nossa saúde, como por exemplo, alteração hormonal. Outras fontes de cálcio são mais recomendadas, como folhas escuras. Já os ovos, além de não serem naturais, na ânsia de produzir em massa, precisam que as galinhas botem vários ovos por dia e, para que isso aconteça, doses absurdas de hormônios são colocadas em suas rações ou injetadas. Esses hormônios, consequentemente, vem parar nos nossos pratos junto com os nossos omeletes. Muitos de nós não sabemos da importância da abelha para o funcionamento da “máquina” chamada Planeta Terra, mas ela é uma das principais responsáveis pela polinização, que consiste em transportar o pólen de uma flor para outra. Mais uma vez, no processo de produção em massa, milhares de abelhas são mortas todos os dias pra que possamos consumir o seu mel de forma industrializada.

Na questão saúde, há vários estudos que comprovam que a dieta vegana é mais vantajosa, afinal pessoas em dietas que incluem comidas de origem animal tem mostrado ter maior probabilidades de ter doenças degenerativas, incluindo doenças do coração. Entretanto, somos indivíduos, portanto se você pretende seguir qualquer tipo de dieta, é sempre recomendado consultas com nutricionistas.

Qual futuro queremos para nossas crianças e para o mundo? Com certeza é um futuro sem violência e sem exploração da natureza. O veganismo é uma forma de ajudar o Planeta Terra a prosperar e vivermos em total comunhão com a natureza e os seres que nela habitam. Viva o veganismo, ajude o planeta e ajude os animais a prosperar ❤

-Esmeralda Caiçara, vegana há 3 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s