Por trás das vozes – Os dubladores de “O Rei Leão”

Sucesso nos cinemas em 1994. Por anos foi a maior bilheteria em animação já registrada. Estamos falando de “O Rei Leão”.

Vamos começar pelas vozes do protagonista, o Simba. Na sua versão infantil ele ficou famoso nas vozes do ator Jonathan Taylor Thomas, na época com 13 anos, e nas canções por Jason Weaver, com 15. Já no Brasil tivemos Patrick de Oliveira, dublador de mesma idade de Jonathan – e também responsável pela voz do Linguado, amigo da Ariel (veja aqui). As cenas musicais ficaram por conta de Bruno Miguel.

Jonathan, Jason, Patrick e Bruno

Jonathan, Jason, Patrick e Bruno

O leãozinho cresceu e mais atores foram chamados para as vozes. São eles: Matthew Broderick e Joseph Williams na versão original e, mais uma vez, Garcia Junior para a versão brasileira (Eric, de “A Pequena Sereia”, e Fera e Gaston, de “A Bela e a Fera”).

Matthew e Jonathan

Matthew e Joseph

Curiosidade: 3 anos depois da estreia do filme, Matthew Broderick casou-se com Sarah Jessica Parker, com quem vive junto até hoje. Pelo visto a atriz não resistiu ao charme felino, rs.

A amiga e futura princesinha Nala, em sua versão jovem, teve as vozes de Niketa Calame e Laura Williams, enquanto para nós as escolhidas foram Érika Menezes e Paula Tribuzi. Assim como Simba, a leoa também cresceu e ganhou as vozes de Moira Kelly e Sally Dworsky, e na versão brasileira tivemos Carla Pompílio e Roberta Madruga.

dubladoras-nala

Niketa, Paula, Moira, Sally e Carla

Scar, o tio vilão cômico de Simba teve as vozes de Jeremy Irons e Jorge Ramos – também responsável pela voz de Jafar, vilão de “Aladdin” (veja aqui).

Curiosidade: Não se sabe porque, mas a segunda estrofe da canção “Se Preparem” não foi gravada por Irons. Essa parte ficou por conta de Jim Cumming.

Jeremy, Jorge e Jim

Jeremy, Jorge e Jim

O Rei Mufasa, que não tem cenas musicais, teve apenas as vozes de James Earl Jones e Paulo Flores (1944-2003).

James e Paulo

James e Paulo

Não podemos também deixar de mostrar a carinha de personagens marcantes como: Pumba (Ernie Sabella e Mauro Ramos), Timão (Nathan Lane e Pedro Lopes) e Zazu (Rowan Atkinson e Pádua Moreira).

dubladores-reileao

Ernie, Mauro, Nathan, Rowan e Pádua

PS: Para os que não o conhecem pelo nome, Rowab Atkinson é o próprio Mr. Bean (também fiquei chocada! haha).

Na semana que vem o nosso especial sobre dublagens abordará o filme “Pocahontas”, lançado paralelamente com “O Rei Leão”.

– Love, Jasmine

Anúncios

2 comentários sobre “Por trás das vozes – Os dubladores de “O Rei Leão”

  1. É impressionante como as vozes do Patrick e do Bruno são praticamente idênticas. Quase impossível dizer que são vozes diferentes para as falas e as cenas de canções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s